Soluções digitais
para o seu Negócio!

Descubra agora

Claro anuncia implantação de rede 5G no Brasil

Notícias
14.08.2020 12:29

A Claro está acostumada a dar o pontapé inicial na implementação de novas tecnologias de rede celular por aqui: foi ela quem primeiro começou a oferecer o 3G em 2007, e o mesmo se repetiu com o 4G, primeiro com testes em 2012, e definitivamente em 2014, tendo sido a primeira a oferecer o acesso no pré-pago. Ainda assim, a operadora pediu pelo adiamento do leilão da rede 5G para 2021, junto com a Oi.

 

O argumento usado foi de que com o dólar descontrolado, as redes 5G ficariam subutilizadas devido o alto preço dos aparelhos compatíveis, comprovado pelos novos lançamentos da Motorola. De qualquer forma, a Claro conduzirá uma implementação em caráter de testes, voltada para o consumidor premium que possua celulares compatíveis.

A tecnologia usada no 5G da Claro é o DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), suportada pelos processadores Snapdragon 865 e 765 da Qualcomm. Com ela, é possível compartilhar recursos entre usuários das redes 5G e anteriores, de forma que quem migrar para futuros aparelhos já poderá experimentar a maior velocidade de conexão, conforme a área de cobertura.